Fiz esse artigo em 2010, atendendo pedidos de leitoras e pacientes. Inicialmente resisti um pouco, pois parecia mais algo como um artigo de revista feminina, mas aos poucos fui ponderando o quanto as pessoas as vezes se sentiam perdidas e solitárias, não me custava compartilhar essas dicas... Por fim publiquei, mas ficou online apenas alguns meses, e logo o conselho censurou e me pediu para tirar do ar por não ser um conteúdo "científico". Bem, passaram-se uns 13 anos desde então, e eu nunca paguei de verdade, só deixei guardadinho. E hoje me lembrei desse arquivo, pensei em tudo que aconteceu nesses últimos anos, na dificuldade das pessoas em encontrar bons relacionamentos, no surgimento dos aplicativos de encontro, em outros pacientes que passaram pelas mesmas angústias, nos movimentos ativistas e militantes, e o quanto o próprio conselho chegou a apoiar tais movimentos abertamente. Bem, resolvi publicar novamente, e sim, não é nada "científico", e sim ele é bem "empírico" (baseado na prática). A linguagem está bem desatualizada, não fiz revisão (intencionalmente), mas espero que possa ser útil de alguma forma para quem se interessar.
Toda mulher gosta de sentir-se interessante, não importa se está casada ou solteira. Mas para isso, ela deve treinar o seu poder de sedução: sempre. Muitas vezes as mulheres não conseguem desenvolver naturalmente essa capacidade por se dedicar à outros assuntos como trabalho, filhos..., ou mesmo acabam “esquecendo” como se faz isso após um longo relacionamento. Ainda bem que nunca é tarde para começar (ou recomeçar! rs). As dicas serão mais voltadas às mulheres solteiras, em busca de um possível companheiro, mas as compromissadas também podem aproveitar muitos dos ensinamentos!
No mundo da paquera a competitividade é muito grande, e é lógico que a aparência conta muito antes do primeiro contato. A beleza é importante, e mesmo que a mulher esteja um pouco acima do peso, não é desculpa para desistir (vide http://psiquecarol.blogspot.com/2010/07/beleza-bem-estar.html). A mulher deve se arrumar, dicas valiosas são: use vestido pois é mais feminino e sensual (escolha um com bom corte, que a valorize), use maquiagem discreta (como brilho gloss, sombra clara, pouco lápis de olho e rímel bem aplicado para não ficar grosso e borrado, se precisar de base, use uma que fique o mais natural possível), tenha unhas bem feitas (não precisa ser artística, mas limpa e bem feita, nada de cutículas e esmalte quebrado), não se enfeite demais (cuidado nos acessórios!) e cuide bem do cabelo (um bom corte e escova bem feita para dar movimento e brilho aos cabelos). E lembre-se: sorria! De nada adianta ser a mulher mais bonita e bem arrumada se ficar de cara emburrada.
O local onde vai paquerar é outro ponto importante. Escolha locais badalados e condizentes com o público que você está à procura (mulheres maduras não vão buscar locais de adolescentes por exemplo). Quanto mais cheio o local, maior a interação entre as pessoas e maior suas chances. Chegue cedo para poder escolher bem o seu local, o melhor é a parte central ou a mais alta pois permite melhor visibilidade. Sua postura será muito importante nesse momento, pois além de poder ver bem todos que estão no local, você também estará sendo visualizada. Você precisa chamar atenção, se preciso fique de pé com suas amigas. Sorria discretamente, movimente o olhar com delicadeza e discrição para observar quem está à sua volta, até que identifique alguém que lhe interesse, e que aparentemente se interessou por você também. Para não ficar com as mãos nervosas, como quem não sabe o que fazer, é bom sempre estar segurando uma taça (mas não beba demais para não fazer besteira e depois se arrepender). Às vezes movimentar-se é bom, por isso mesmo sem estar com vontade vá ao banheiro só para passar em frente aos rapazes, pois pode facilitar a aproximação.
A postura discreta e comedida é importante, você não está numa micareta, e a mulher difícil acaba parecendo mais interessante. Caso comece a flertar com um rapaz e perceba que ele está de olho em outras garotas também, deixe-o de lado. O objetivo é flertar, conversar e dar o seu telefone para algum homem interessante. Nada de beijinho nesse primeiro momento. Algumas vezes a mulher quer simplesmente sair e se divertir, não está interessada em nada sério, e daí tudo bem dar uns beijos sem compromisso, mas sabendo que há grandes chances do rapaz não ligar depois.
Beleza não é garantia de se dar bem, ela é só um chamariz (todos somos visuais, por isso se arrumar direitinho é importante), mas depois da aproximação a conversa interessante e o charme é o que conta mais. Nesse momento lembre-se de usar assuntos leves, sorrir e ouvir o que ele tem a dizer, os homens entregam suas intenções nas entrelinhas e ninguém gosta de “tagarelas”. Não se esqueça que o rapaz não é seu confidente e nem seu amigo de infância. No final, por mais que seja dolorido, vá embora antes dele, não permita que ele a leve em casa, dê alguma desculpa como uma reunião no dia seguinte, estar junto com as amigas, etc. E mais: não peça o telefone dele em hipótese alguma, ele pedirá o seu. Nos próximos dias ele ligará. Caso ele não pegue o seu telefone, é porque não rolou a química e não irá adiante, então nem adianta ter o telefone dele e ficar ligando para forçar uma situação.
Regrinha de ouro: “Vá embora antes dele e nada de beijinhos!” - pode parecer antiquado, mas se trata de foco em objetivo: você quer um relacionamento ou um "ficante"? A construção de relacionamentos pode sim as vezes começar algo físico, mas na grande maioria das vezes o relacionamento começa quando as pessoas estão dispostas a se conhecerem melhor.
Dicas
*Vá de vestido, que é muito mais feminino do que calça comprida.
*Use maquiagem leve e sem exageros, porque os homens se intimidam diante de mulheres muito enfeitadas.
*Na hora de escolher aonde ir, opte por um lugar badalado, onde a população masculina e feminina seja equilibrada.
*Não beba demais para evitar arrependimentos desnecessários.
*Ao escolher onde ficar na boate, dê preferência aos lugares centrais ou mais altos.
*Reconheça o ambiente e identifique de quem você gosta e quem aparentemente gostou de você.
*Mesmo que não esteja com vontade, vá ao banheiro, pois passar ao lado dos rapazes pode ajudar na aproximação.
*Troque olhares e dê sorrisos discretos. Nada de gargalhadas altas.
*Cruze as pernas.
*Mexa no cabelo.
*Não cruze os braços (segure uma taça).
*Coloque alguma barreira ou algum grau de dificuldade entre ele e você.
*Converse sobre assuntos leves: ele não é um padre com quem você deve confessar, nem um amigo de infância.
*Não peça o telefone dele. Ele vai pedir o seu, e se não pedir é porque não se interessou o suficiente, portanto não vale a pena insistir.
*Por mais que seja doloroso, vá embora antes dele (o gostinho de "quero mais" ajuda bastante).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe os demais comentários, bem como as respostas à estes através do Feed RSS (seguindo o blog). Você pode optar por ser anônimo.