As pessoas deveriam aprender a lidar com a ansiedade (bem como todos os outros sentimentos), desde cedo na vida, ainda na infância. A própria família deveria ser capaz de dar as ferramentas necessárias: exercitar a empatia, a compaixão, o teste de realidade, o consolo, a capacidade de reparar e buscar soluções realistas, e a capacidade de relaxar. Entretanto nem sempre as famílias são bem sucedidas, e nesses casos, uma pessoa que tenha a personalidade um pouco mais ansiosa, irá intensificar esses sentimentos, tornando-se constantemente preocupada, angustiada, e muito ansiosa... A ansiedade elevada pode levar a pessoa a desenvolver diversos transtornos mentais se não for tratada logo. Pode causar depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, transtornos fóbicos, transtorno do pânico, transtorno de compulsão alimentar, gastrite nervosa, etc... Por isso é importante que a pessoa avalie seu nível de ansiedade, pois se alguma esfera de sua vida está sendo prejudicada devido sua ansiedade (familiar, profissional, amorosa, social, financeira), então é necessário buscar um tratamento psicológico o quanto antes.
O tratamento cognitivo comportamental da ansiedade visa a ensinar ao paciente, a lidar com a ansiedade, desenvolver a habilidade de relaxar e conviver com a ansiedade, melhorar a qualidade dos pensamentos, do teste de realidade, bem como desenvolver habilidades necessárias para o manejo das emoções. Quanto antes o tratamento é iniciado, mais fácil e rápido se atinge os objetivos, entretanto quando se prorroga o inicio dos cuidados, outras morbidades psíquicas podem se desenvolver associadas a ansiedade, dificultando muito o processo terapêutico, que se tornará mais difícil e longo.
Uma excelente dica de manejo da ansiedade está no post ACALME-SE, leia lá como um complemento ok!
Bjs e relax! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acompanhe os demais comentários, bem como as respostas à estes através do Feed RSS (seguindo o blog). Você pode optar por ser anônimo.