28 de jun. de 2016

AUTO ESTIMA

Só para esclarecer a respeito do termo: auto estima significa a estima que tenho em relação à mim, por isso falamos em auto estima positiva ou negativa, boa ou ruim, mas não dizemos alto estima e baixa estima como se fosse alto astral e baixo astral. A palavra auto não provém de altura ou qualidade, mas de referência à si próprio. Esclarecidos, vamos aos conceitos!
Auto Estima é o conjunto de crenças, conceitos e valores que construímos a respeito de nós mesmos ao longo da vida, basicamente podemos dizer que a auto estima é forma como nós nos percebemos em relação ao mundo. A base de formação da nossa auto estima ocorre principalmente na infância, através da troca afetiva com nossos pais. Pais que são capazes de fazer os filhos se sentirem seguros e amados estão contribuindo para a formação de adultos mais seguros, confiantes de suas habilidades e com uma auto estima mais positiva.
Mas ao longo da vida esse auto conceito vai se tornando cada vez mais elaborado, pois além da percepção de si mesma que a pessoa aprende no ambiente intrafamiliar, a convivência no ambiente social expõe a pessoa ao julgamento e percepção alheios.  A forma como nós nos vemos não corresponde ao resultado exato da imagem que o espelho reflete, ou de habilidades concretas que possuímos, mas sim à forma como percebemos que os outros nos veem.  Por isso conhecemos pessoas que são muito bonitas que se consideram feias, e pessoas inteligentes e capazes que se consideram sem habilidade nenhuma, bem como podemos encontrar situações opostas também. O que ocorre na verdade é que essas pessoas desenvolveram ao longo da vida, formas de se relacionar com as outras pessoas e com o mundo, que não são muito saudáveis, e a partir disso constroem conceitos sobre si e sobre o mundo que são disfuncionais. A auto estima é um constructo importante da nossa personalidade, sendo positiva e congruente com a realidade, podemos conquistar uma boa qualidade de vida, e sendo negativa ou incoerente com quem nós somos de fato podemos desenvolver problemas como tristeza, angústia, insegurança, etc.
Uma boa dica para a pessoa melhorar sua auto estima, é prestar atenção sobre quais palavras frequentemente usa para referir-se a si mesma, e modificar todas as que forem negativas. O cérebro é om órgão fantástico e poderoso que nós temos, portanto se eu digo sempre que “não vou conseguir”, então é quase certo que não conseguirei. Se sempre me digo que não sou capaz, que ninguém nunca irá me amar, que nunca conseguirei aprender, etc, então essas coisas tendem a se tornar realidade pois o seu cérebro irá receber essas pequenas frases autodestruidoras como ordens, e vai começar a desencadear uma série de pensamentos e comportamentos para que suas “ordens” sejam cumpridas. Portanto o ideal é tomar consciência de suas palavras auto derrotistas e corrigi-las, substituindo por frases mais positivas como: eu sou capaz, eu consigo, eu posso, eu sou amada, eu aprendo etc... Essa substituição deve ocorrer inclusive no diálogo interno, de forma a modificar como a pessoa pensa. Sempre que possível também é bom contextualizar essas frases afirmativas com situações que já passou pela vida que podem provar o quanto você é capaz de conseguir atingir os objetivos.

Pessoas que tenham uma maior dificuldade em lidar com sua auto estima, precisam buscar um atendimento psicológico para receber ajuda profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe os demais comentários, bem como as respostas à estes através do Feed RSS (seguindo o blog). Você pode optar por ser anônimo.